terça-feira, agosto 12, 2008

Diversidade Biológica e Evolução

Registro aqui uma ótima notícia que recebemos da CAPES há poucas semanas sobre a aprovação da proposta de pós-graduação (nível Mestrado) em DIVERSIDADE BIOLÓGICA E CONSERVAÇÃO na UFSCar - campus Sorocaba.
A notícia também foi divulgada via site da UFSCar e pode ser lida aqui..A relação dos novos cursos de pós-graduação aprovados pela CAPES no último APCN (aplicativo para propostas de cursos novos) pode ser vista aqui. É interssante ressaltar que dentre os cursos novos, foram aprovadas outras duas propostas envolvendo a palavra Diversidade Biológica (ou Biodiversidade): 1) Diversidade Biológica e Conservação no Trópicos (Universidade Federal de Alagoas) e 2) Ecologia e Conservação da Biodiversidade (Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus, BA). Dos cursos "antigos" esta palavra também compõe o nome dos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Amapá (Biodiversidade Tropical) e da Universidade Federal do Amazonas (Diversidade Biológica), que contam com programas de Mestrado e Doutorado, notas 4,0. Como "prata da casa", aproveito para citar outro curso da UFSCar que também envolve a temática da bodiversidade e que atualmente apresenta nota 5 para seus programas de Mestrado e Doutorado, o curso de Ecologia e Conservação de Recursos Naturais.
O Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação da UFSCar possui duas áreas de concentração: 1) diversidade biológica e evolução* e 2) ecologia e conservação. * Esta área de concentração foi erroneamente descrita na notícia divulgada no site da UFSCar (onde está escrito Diversidade Genética e Evolução, leia-se: Diversidade Biológica e Evolução). Na área de concentração em Diversidade Biológica e Evolução estão incluídas 2 linhas de pesquisa: Diversidade Genética e Evolução e Taxonomia, Sistemática e Biogeografia. Na outra área de concentração (Ecologia e Conservação) destacam-se as linhas de pesquisa em Mecanismos e Processos Ecológicos e Conservação e Manejo.
A linha de pesquisa em Diversidade Genética e Evolução, engloba o uso de marcadores moleculares para o estudo da diversidade genética em diferentes grupos de organismos. Inclui análises de estruturação populacional e definição de unidades evolutivas significativas, além atuar na resolução de unidades taxonômicas, bem como no estudo os processos que levam à diversificação.
Aviso repassado aos interessados. Teremos seleção de candidatos em breve e o início do curso está previso para março de 2009! Que venham os candidatos!
ana claudia


4 comentários:

Maiana Avalone disse...

Oi Professora

Você deveria divulgar esse seu blog. Por acaso num e-mail que você me mandou, acheio o link!

Muito legal saber dessa novidade da pós em diversidade biológica e conservação, acho que são especializações que estão faltando para vejamos mais pessoas lutando pela causa do meio ambiente.

Parabéns pelo blog! E divulgue-o!

Maiana

Antonio Carlos disse...

Olá Ana Lúcia, tudo bom?

Sou biólogo, mestre em Ciência pela USP, doutorando pela mesma universidade.
Achei muito interessante o seu blog e fiz um link com ele no meu. Caso queira dar uma olhada em meu blog, a url é http://otaodabiologia.wordpress.com.

Lá tem alguns artigos sobre interdisciplinaridade, educação, entre outros.

Abraços

Antonio Carlos Martinho Junior

Anônimo disse...

Olá,

em maio de 2009 ocorrerá o V Curso da Escola Latino Americana de Genética Humana:

http://www.ufrgs.br/elag

via gene disse...

OK! Obrigada pela dica do Tao e do evento sobre Genética Humana!

cordialmente,

ana claudia