domingo, dezembro 06, 2009

DNA barcoding na FAPESP


Na semana passada houve um evento de dois dias chamado "The Biota-FAPESP International Symposium on DNA Barcoding". O primeiro dia foi mais dedicado à divulgação dos últimos avanços em relação à análise dos "códigos de barras da vida" em plantas e, no segundo dia, o foco foi sobre alguns amplos projetos envolvendo animais, como o "All Birds Initiative (ABBI)"  e o "Fish Barcode of Life Initiative (FISH-BOL)", além de uma excelente palestra com o Dr. Laurence Packer (York University, Canada) que tratou do uso desta técnica em abelhas considerando uma abordagem de Taxonomia Integrativa (linha distinta da Taxonomia - alfa ou clássica ou tradicional (termo aliás repudiado pelos taxonomistas que já consultei, informalmente)). Ainda na sexta-feira (dia 4/12), foram apresentados alguns trabalhos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros sob o título: "Uses of DNA barcoding and potential applications for research in Brazil", incluindo um primeiro conjunto de palestras com os professores Dr. Fabrício Santos, Dr. Eduardo Eizirik e Dr. Cláudio Oliveira e um segundo conjunto de palestras com a Dra. Mariana Lúcio Lyra, Matheus Pepinelli e a Dra. Cristina Miyaki.


Dentre as autoridades do mundo do "DNA barcoding", estiveram presentes (e deram palestras) o Dr. Paul Hebert (University of Guelph) e o Dr. David Schindell (do CBOL/Smithsonian Institution).


O evento foi organizado pelas professoras Dra. Mariana Cabral de Oliveira, Dra. Cristina Miyaki e Dra. Lúcia G. Lohmann do Instituto de Biociências da USP.


Esta postagem é só uma pequena nota para incluir algum comentário mais atual ao via gene que anda sofrendo por conta da "falta de dar conta" da autora. Mas volto em breve para comentar sobre algumas impressões gerais do evento.


Notas que não posso deixar passar: encontrei os blogueiros Maria Guimarães e João Alexandrino participando do evento, isso foi muito bom! E também pude colocar em dia algumas conversas com a professora Maria Cristina Arias, que me introduziu no mundo do sequenciamento de DNA nos idos anos 90 (acho que nos conhecemos em 1996, apesar de que eu já havia ouvido muito falar dela).


espero que alguém ainda esteja captando os comentários do via... :)

4 comentários:

Adilson J A de Oliveira disse...

Olá Cláudia,
Parabéns pela volta.
Espero ainda um dia a sua visita em São Carlos ou quando der em Sorocaba.
Um grande abraço
Adilson

via gene disse...

Adilson! Obrigada pela visita!

É uma das metas para 2010: dedicação a esta atividade que eu gosto muito - divulgação científica. E obrigada por não desistir de nós (eu e o viagene :))!

um grande abraço e bom final de semestre!

ana claudia

maria disse...

viva! também adorei encontrá-la por lá. senti falta de você pôr aqui um pouco mais da tua visão de especialista: o que você acha dos barcodes? o simpósio mudou alguma coisa na tua percepção?
beijo.

Unknown disse...

Acabo de conhecer o blog, passarei com frequência, achei bem interessante!!!

Volto para ler a resposta a pergunta da Maria!!!

Abraço e um ótimo 2010 a todos!!!