quinta-feira, abril 12, 2012

Apoio à Divulgação Científica: um comentário


Registro aqui o comentário do meu grande amigo Lee (também vem em versão séria e executiva aqui - mas cadê o paletó??). O blogger está se recusando a incluir comentários no quadro de comentário das postagens (espero que o problema seja resolvido logo). Aproveito para divulgar um o SGC (para maiores detalhes procurem o Lee, que responde pela coordenação científica e colaborações internacionais):

Ana,
Dei uma fuçada no Via Gene (como é de costume, quando sobra um tempinho meu!) e achei legal a entrada sobre divulgação científica e resolvi contribuir. Porém parece que não deu certo, mas sorte minha que eu havia copiado a mensagem – aqui vai!

“Oi Ana! Com certeza o Glaucius esta fazendo um belíssimo trabalho no CNPq! Daqui deste lado, a divulgacao cientifica esta sendo levada muito a serio! Um exemplo é a Wellcome Trust, que tem uma linha de financiamento inteiramente dedicada a projetos de divulgação científica ('public engagement') e que está aberta tanto a cientistas quanto a artistas e qquer forma de comunicação - o investimento é da ordem de 3 milhões de libras por ano (!). O interessante é que a Wellcoms Trust é a maior fundação privada de financiamento de pesquisas biomédicas do Reino Unido (investe mais dinheiro nessa area do que o governo do Reino Unido!!).

Quem estiver interessado: http://www.wellcome.ac.uk/Funding/Public-engagement/index.htm 

Aqui do lado do prédio onde trabalho, tem um Centro de Pesquisa de Genética Humana (Wellcome Trust Centre for Human Genetics), onde o diretor resolveu colocar divulgação científica como uma das responsabilidades de qquer pesquisador contratado para trabalhar no centro - seja ele um post-doc ou um "full professor"! beijos à blogueira!

LeeMan"

Um comentário:

Unknown disse...

Lee Man,

tenho uma revista eletronica de divulgaçao científica apoiada pela Sociedade Brasileira de Sinalizaçao Celular cujo nome é NANOCELL NEWS e ISSN 2318—5880 e endereço eletrônico http://sbsc.org.br/nanocell/


O NANOCELL NEWS também está no Canal Ciência http://www.canalciencia.ibict.br/index.html, portal de divulgação cientifica do IBICT, na seção "Revistas de Divulgação em C&T".

Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho que vocês têm feito com o blog e, se possível, que veiculasse um link do NANOCELL NEWS em seu site. Atualmente temos mais de cinquenta mil assinantes que recebem gratuitamente notícias diversas sobre ciência e tecnologia e cuidados com a saúde.

Em segundo lugar, gostaria de saber se há algum apoio financeiro para que possamos manter o serviço de envio de emails e para publicação impressa, que será encaminhado para escolas públicas.

Desde já, agradecemos o apoio.

Prof. Rodrigo R. Resende, PhD
Laboratório de Sinalização Celular e Nanobiotecnologia
ICB - Bloco N4 sala 112 ou Bloco G3 sala 86

Visite nosso jornal de divulgação científica
http://sbsc.org.br/nanocell/

Presidente Sociedade Brasileira de Sinalização Celular

Departamento de Bioquímica e Imunologia
Instituto de Ciências Biológicas
Universidade Federal de Minas Gerais
Av Antônio Carlos 6627, Pampulha,
Belo Horizonte, MG, Brazil
CEP 31270-901
Caixa Postal 486