Às vezes me parece que não tem nada que combine mais com americano do que marketing... Uma batalha judicial está mobilizando leigos e cientistas nos Estados Unidos: pais preocupados com o educação dos filhos entraram na justiça para evitar que o "Intelligent Design" ou teoria do Design Inteligente seja ensinado nas escolas como alternativa à teoria da evolução de Darwin, baseada na seleção natural. Alternativamente, explicam a complexidade e a diversidade biológica pela intervenção sobrenatural. Esta polêmica já não é de hoje, ontem chamavam-se criacionistas, o termo moderno é ID (Inteligent Design), e sabe-se lá o que nos aguarda o futuro. Seja como for, há um abaixo-assinado sendo divulgado na internet (eu recebi um email de um dos pesquisadores mais renomados da área de genômica mitocondrial, o Dr. Jeffrey Boore do Joint Genome Institute) por um período de 4 dias que pretende obter mais de 4000 assinaturas de cientistas (parece que já conseguiu), incluindo arqueólogos, biólogos, evolucionistas, paleontólogos, biologistas moleculares e teólogos até! E vejam pela foto que há opções para todos os gostos, para recém-nascidos, dorminhocos, bebedores de café, animais e, claro, a tradicional camiseta para divulgação da proposta. Depois, com tempo, eu incluo os links para um ou outro site interessante que foi comentado aqui, OK? Inclusive dos fornecedores de "material de propaganda" para quem quiser dar um presente para seu sobrinho recém-nascido... haja criatividade!
Blog informal sobre conteúdos de genética e evolução. Com comentários gerais e específicos a respeito de novidades e polêmicas em ciência.
sexta-feira, setembro 30, 2005
segunda-feira, setembro 26, 2005
projeto genoma musical

Essa nota (sem abusar do trocadilho musical) saiu semana passada na Folha (de São Paulo) Informática, e como é mais uma alusão ao termo genoma que foge do convencional, achei curioso incluir este comentário.
quinta-feira, setembro 22, 2005
dar nome aos Bos taurus

Li uma crítica recente no Jornal da Ciência da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) onde o Dr Mário de Vivo, curador do museu de zoologia da USP, afirma ser muito fácil para ele encontrar qualquer informação taxonômica sobre sua área de especialidade na literatura científica disponível e não vê maior relevância na implementação de algo como o ZooBank... pois eu só vejo benefícios (mas não sou taxonomista)!
PS - A crítica do Dr. Vivo pode estar sujeita a algum viés de memória, pois li o comentário apenas uma vez e não sei se distorci de alguma forma seu conteúdo (estou tentando recuperar o artigo onde li isso, se alguém tiver o texto original pode me mandar uma cópia? Obrigada!)
PS - A crítica do Dr. Vivo pode estar sujeita a algum viés de memória, pois li o comentário apenas uma vez e não sei se distorci de alguma forma seu conteúdo (estou tentando recuperar o artigo onde li isso, se alguém tiver o texto original pode me mandar uma cópia? Obrigada!)
terça-feira, setembro 20, 2005
habeas corpus in mens in-sana

quinta-feira, setembro 15, 2005
Harry e o mundo (não determinista) de Mendel...

Fato é que foi publicada esta semana uma réplica (Nature 437, 318 doi: 10.1038/437318d) entitulada: "Harry Potter and the prisoner of presumption" de Antony N. Dodd, Carlos T. Hotta & Michael J. Gardner (cientistas de Cambridge!) mostrando que o assunto é mais polêmico e de interesse mais amplo do que eu imaginei. Estes autores afirmam: "We believe the assumption that wizarding has a genetic basis to be deterministic and unsupported by available evidence", ou seja: "acreditamos que a suposição de que a habilidade bruxesca tem base genética é determinista e não é apoiada pelas evidências disponíveis" (tradução livre).
E eu aqui trabalhando com moscas... seja como for, a crítica ao determinismo genético (vigorosamente empunhada pelo jornalista Marcelo Leite, ver blog Ciência em Dia) também faz parte do mundo de Harry afinal.
Nota: sobre o índice de impacto de revistas científicas, devo esclarecer que o valor 32 atribuído à Nature é calculado com base no número de citações dos artigos desta revista (indiretamente poderia-se extrapolar que o índice de impacto reflete, em parte, a contribuição dos artigos publicados pela revista na produção de conhecimento científico). Dentre as revistas científicas brasileiras, por exemplo, apenas uma (a Journal of the Brazilian Chemical Society) tem índice de impacto maior do que, pasmem, 1 (um, isso mesmo). O índice de impacto desta revista é de 1,161 (qual havia sido o seu palpite?) .
terça-feira, setembro 13, 2005
Ciência verde-amarelo

Agregando valores... outra história

sábado, setembro 03, 2005
congresso de genética
Estou temporariamente "fora do ar" devido ao 51° Congresso Brasileiro de Genética da SBG (Sociedade Brasileira de Genética) na próxima semana. O laboratório entrou no 'frenesi' pré-congresso para preparação de apresentações e trabalhos, nossos painéis podem ser identificados pelos códigos: GA313 (métodos em genômica mitocondrial), GA 315 (estrutura e evolução da região-controle do DNAmt de moscas-varejeiras), GA316 (estrutura da região ITS2 de moscas-varejeiras e potencial filogenético), GA317 (microssatélites em Cochliomyia macellaria), GA318 (microssatélites na mosca-da-bicheira, Cochliomyia hominivorax), GA319 (estrutura e evolução do genoma mitocondrial da mosca-dos-estábulos, Stomoxys calcitrans), GA320 (estrutura e evolução do genoma mitocondrial da mosca-dos-chifres, Haematobia irritans), GA321 (microssatélites na mosca-dos-chifres, Haematobia irritans) e GA323 (análise de marcadores LongPCR-RFLP no DNAmt da mosca-dos-chifres, Haematobia irritans). Vale a pena conferir!
Assinar:
Postagens (Atom)