quinta-feira, junho 21, 2007

crise nas universidades...

viagene volta num post-relâmpago para uma nota sobre a atual crise nas universidades paulistas, onde manifestações diferentes com motivações diferentes têm criado um certo caos de comunicação e alimentam polêmicas sobre a legitimidade de invasões, greves, notas de repúdio, etc... fica-se com a impressão de que DIÁLOGO é coisa ultrapassada - avançado mesmo é INVADIR! Leia aqui um comentário de Geraldo Di Giovanni (professor da Unicamp) com o qual eu concordo em grande parte*.

*particularmente nunca vi nada errado em haver festas na universidade, mas sou de um tempo quase pré-histórico quando as festas eram eventos quase "artesanais", em horário de "matinê" e promoviam a integração cultural inclusive (como as famosas BIOART dos anos 90) e não super-produções da madrugada.

O blog Roda de Ciência está promovendo um debate sobre o tema este mês. Por favor inculam eventuais comentários aqui.

4 comentários:

Adilson J A de Oliveira disse...

Cara Ana,
Que bom que a "mamãe" voltou na ativa dos blogs.....
Continue, pois os seus comentários são sempre interessantes.
Concordo com o Prof. Di Giovanni. Hoje festas universitárias são mega-eventos.
Agora essa geração atual sabe pedir bastante, mas quase nada tem a oferecer.
Um abraço
Adilson
PS. Você me deve ainda um artigo para o ClickCiência.

via gene disse...

Olá Adilson!

Obrigada pelo incentivo, este ano de 2007 parece passar mais rápido que os outros. Você teria alguma explicação do mundo físico para este fenômeno? Mas espero encontrar tempo e fôlego para reativar este blog.

A impressão que tenho é que não se acredita - ou se tem preguiça - de atuar por vias institucionais ou pacíficas, por serem demoradas, vagas, limitadas em termos de impacto talvez... a opção radical sempre chama mais atenção e as respostas são mais imediatas, mas é uma alternativa válida??? Não vi na unicamp discussões amplas sobre o que os estudantes esperam da *universidade* em relação ao que estão vivenciando. Não vejo um movimento organizado, não vejo consenso e nem saberia dizer se as manifestãções são organizadas por representantes legítimos ou por um grupo mais engajado que se sente afrontado e age com mais impulsividade e de forma não muito democrática. Um parte que fala em nome de um todo, uma vez que o "todo" é muito heterogêneo e de difícil mobilização (as paseatas dos "caras-pintadas" em SP foi a última vez que vi - e participei - de um fenômeno de "massa" estudantil). Parece que essa é uma áera que "evolui" muuuuito lentamente, não há inovação criativa na forma de reivindicar...

É verdade: quero muito contribuir para o ClickCiência, vou me organizar para não perder esta boa oportunidade!

abraços, ana claudia

Elyson Scafati disse...

Oi Ana fiz uma conexão do seu blog com o meu. Se puder dê um passeio.

Elyson Scafati disse...

http://cienciaxreligiao.blogspot.com/