quarta-feira, julho 23, 2008

Em transição... transcrição e tradução

Prezados eventuais, resistentes e persistentes leitores do via,

Passada a primeira aventura (no bom sentido) acadêmica no novo ninho (UFSCar-Sorocaba), ou seja, o primeiro semestre de 2008, dedico-me agora a preparar o roteiro de aventuras didáticas do segundo semestre visando promover a formação de estudantes de Biologia em Genética Molecular.

Sobrará tempo para o viagene, possivelmente não... mas a esperança é a última que morre... não é assim que se diz?

No semestre passado houve a experiência de utilização do ambiente Moodle para complementar atividades em sala de aula da disciplina de Genética, aprendizagem com relação à elaboração de avaliações integradas entre disciplinas diferentes de uma mesma grade horária, reflexões e troca de idéias sobre sistemas de avaliação e de como motivar os alunos e estimular sua participação em sala de aula (ou mesmo fora dela...), entre outras...

Depois de tanto alimento para o cérebro gerado na experiência e na prática didática, falta estômago para digerir tudo rapidamente e eficientemente, e é ao que me dedico agora (além de preparar aulas, recuperações, pareceres científicos e projetos, claro). Neste clima de reflexão, voltei ao blog e insisto em encontrar uma forma de incluí-lo nos assuntos urgentes e pendentes que merecem minha atenção... mas, não só o blog sofre com minha incompetência gerencial, após eleger os alunos como prioridade absoluta, por tudo que eles representam ao meu aprendizado como docente e pelo que, talvez, eu possa contribuir para o aprendizado deles com relação à genética e também, por que não, à postura profissional, humana e ética (com relação a um modelo para inspirar ou para evitar :)).

Numa estratégia desesperada para trazer o via gene à tona, pensei em expor aqui um pouco da vivência na academia e algumas reflexões sobre ela (as publicáveis, claro!).

A experiência da avaliação integrada é uma inovação pedagógica que trouxe muito aprendizado e perspectivas interessantes inclusive no campo da divulgação científica. Aguardem o próximo "post" para saber mais :)

de volta,

ana claudia

5 comentários:

João Carlos disse...

Só para constar: seja extremamente bem-vinda de volta à blogsfera!

via gene disse...

obrigada por não deixar passar em branco, vou me esforçar para "colorir" mais o via...
abraço,
ana

Anônimo disse...

Oi Annn, esse blog não passa em branco nunca!
Também tenho usado o ambiente Moodle aqui nos confins paranaenses. Vamos trocar figurinhas?

beijos

Ju

via gene disse...

Olá Ju!
Que bom te ver... desculpe a falha de não estar presente na SBPC, nunca vou me perdoar...
Obrigada pelo comentário e SIM, vanos trocar figurinhas (como estimular os alunos a frequentarem o ambiente Moodle de uma disciplina formal (presencial)? é o meu desafio atual).

Grande beijo, ana

Unknown disse...

olá doutora. meu nome é carlos e sou formado em biologia, atualmente estou concluindo o curso de farmácia e boquímica pela universidade nove de julho aqui em sao paulo. adoraria receber artigos sobre genética e uma orientaçao de sua parte sobre por onde posso começar, uma vez que pretendo me especializar nessa área da qual sou apaixonado ( genética) meu orkut é:serpafranklin@hotmail.com
muito obrigado