segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Vôo improvável...

Nota curiosa do cotidiano de um laboratório de genética molecular:

Hoje estávamos (eu e meus alunos) dedicados a fazer uma extração de DNA para testar um novo protocolo experimental. Eu falando da importância de realizar esse procedimento em um ambiente limpo e livre de "n" possíveis comtaminações para que a extração do DNA das nossas amostras fosse bem-sucedida e assim todos os outros procedimentos de genética molecular que se seguem a uma extração.

Nestas análises, o controle do que está acontecendo no ambiente "macro" (luvas, tubos, reagentes, gelo, centrífugas, pinças, ponteiras, micropipetas, etc.) é fundamental para tentarmos saber o que pode estar acontecendo no ambiente "micro" (as interações moleculares dentro de um tubinho com capacidade máxima para 1ml e meio - esse é o nosso MAIOR tubo!).

Então, lá estava eu nessa conversa toda, cheia de controles (todas as janelas e portas fechadas - nesse calor ABSURDO que anda fazendo - para evitar as tais possibilidades de contaminação do nosso ambiente de trabalho por sujeiras microscópicas quaisquer) quando adentra um gaviãozinho (!!!) no laboratório por um pequeno vitrô... passarinho (tipo pardal) e morcego eu já vi entrar em laboratório, além dos inúmeros insetos, camundongos e tradicionais lagartixas de parede, mas gavião? E ainda por cima o bicho parecia manso... ou no mínimo desorientado. Ele encontrou uma janela aberta, planou até ela e... voltou para se aninhar em uma bandeja com meia dúzia de tampões feitos de gaze e algodão que são utilizadas para tampar (tampão = tampar) frascos ESTÉREIS (descontaminados!). Que bicho estranho, parece que preferiu ficar no laboratório a sair para a natureza selvagem. O dito cujo acabou sendo convidado a se retirar quando a bandeja onde estava foi levada para fora (ele nem se incomodou de ir de carona). Que eu saiba, não voltou ao laboratório, mas voltou para uma varanda próxima e parece querer ficar por aqui mesmo!

O gaviãozinho parece com este da foto, mas não sou especialista então não arrisco nenhuma tentativa de identificação taxonômica... vou consultar os ornitólogos de plantão para tentar descobrir qual é a espécie de gavião-de-laboratório. Este simpático penado da imagem acima chama-se Falco sparverius, popularmente conhecido como quiri-quiri. Soube que são especializados em caçar insetos (entre outras coisas), ainda bem que ao entrar no laboratório não atacou nossas preciosas amostras (umas moscas varejeiras que morreram pelo bem da ciência - alguém se importa que varejeiras morram?).

Enfim, fico na torcida para que o gaviãozinho encontre seu lugar ao sol (longe do laboratório) e para que as nossas extrações de DNA tenham funcionado e participem ainda de muitas dissertações, teses e artigos científicos!


4 comentários:

via gene disse...

Aproveito para comentar aqui:
Hoje confirmei com o Prof. Piratelli (reconhecido ornitólogo da UFSCar Sorocaba) que há grandes chances do tal gaviãozinho (que na verdade é um falcão) ser o tal Falco sparverius (talvez um jovem ou uma fêmea, pela coloração - pois há dimorfismo sexual nesta espécie: o macho é mais "colorido" do que o bicho que vimos).

Adilson J A de Oliveira disse...

É de fato curioso... Outro dia topei com um tucano pousado em uma árvore na frente do meu carro no Departamento de Física da UFSCar. Pensei que tivesse fugido do Parque Ecológico, que fica ao lado da UFSCar. Cheguei até ligar para lá, mas não tinha fugido nenhum tucano de lá. Não imaginei que tivesse tucanos por aqui (além dos políticos do PSDB)
Um abraço
Adilson

Anônimo disse...

ola, professora, o gaviao q adentrou no laboratorio é o famoso "Rubens", é um falcao quiri quiri, Rubens esse que se descobriu recentemente se tratar de uma Fêmea, rs, mas ele é manso mesmo, os alunos ja até pegaram ele na mão.
obs: parabens pelo blog!!
Bruno S. Miranda

via gene disse...

Olá Bruno,
Obrigada pelas informações sobre o/a "Rubens". Faz tempo que não vejo ela pelo campus... espero que esteja bem. Obrigada pela visita e pelo comentário.
Cordialmente, ana claudia