terça-feira, abril 17, 2012

 Hoje vi esta propaganda numa revista... Precisei pensar bastante para tentar entender "a mensagem"... confesso que não entendi...
Conflitos:
1) a evolução biológica de Darwin não refere-se a uma idéia de progresso... no sentido de aperfeiçoamento visando atingir a forma ideal (mas na propaganda a idéia parece ser que esta é a melhor cerveja, o produto final do processo evolutivo, ou seja, coisa que não existe). O slogan "a evolução da cerveja" representa esta visão de progresso, não?
2) o nome Santa Fé, seria uma ironia; pois devido justamente a ela (a fé) Darwin quase não publica sua obra "A Origem das Espécies" e passa anos sofrendo pelo conflito entre sua crença religiosa e sua teoria científica;
3) a propaganda afirma que "ninguém jamais teria argumentos para questionar a Teoria da Evolução" se Darwin tivesse experimentado essa cerveja. Por quê? Ele teria sido mais eloquênte? Seria inspirado por ela a romper os paradigmas da época e outras ignorâncias que até hj persistem de forma mais convincente? Ou daria uma garrafada na cabeça dos seus críticos (ou numa versão melhor: beberiam todos juntos e a "verdade biológica" prevaleceria)? Fico com a impressão que foram precipitados com o legado de Darwin... Alguém disse que essa cerveja "seria resultado da Seleção Natural agindo sobre a diversidade de cervejas...", deve ser biólogo evolucionista (sub-grupo selecionista), mas ainda acho que a propaganda passa outra idéia. Afinal, não só de Seleção Natural e feita a Evolução e a mão do acaso não conta?

Enfim, foi uma surpresa encontrar Darwin como garoto-propaganda de cerveja (crédito à agência Draftz). Agora vou ter que experimentar essa variedade para verificar se há justificativa para escapar da Seleção Natural (que ceifa as variantes menos adaptadas ao "meio"). 

Interessante como a imagem de Darwin associada a seja-lá-o-que provoca reações imediatas em biólogos: "não basta acreditar em evolução, tem que participar!" Se alguém entendeu a mensagem que me escapou, por favor me esclareça.

Como me disse um passarinho cor-de-rosa: beba bem gelada e esquece!

6 comentários:

none disse...

Seleção das melhores cepas de levedura : )

Um brinde ao titio Carlos Roberto!

[]s,

Roberto Takata

via gene disse...

Bem, mas aí já é seleção artificial, que incomoda menos os críticos oposicionistas às idéias
de Darwin... e o slogan seria "a seleção da cerveja"; não "a evolução..." Eu sei, estou pegando no pé! Compartilho do brinde!
abraço, ana

Luiz Bento disse...

Está pegando um pouco no pé, mas os comentários foram pertinentes ;)

via gene disse...

:) Obrigada pelo comentário!Sou "especialista" nesta modalidade... quem sabe um dia "evoluo" para um maior grau de tolerância? :)

none disse...

O que o Luiz Bento achou:
https://twitter.com/luizbento/status/213348740906487808
----

[]s,

Roberto Takata

via gene disse...

Gostei muito do rótulo! Agora só falta provar da cerveja!
Obrigada pela dica Tanaka!
abraços
ana