quarta-feira, maio 03, 2006

"ads" do goooooogle

Definitivamente, por incrível que possa parecer a outros blogueiros, sou contra a inclusão de "ads" ("advertisements" ou propaganda mesmo) em blogs de conteúdo importante (bem, cada um com seu gosto e liberdade para escolher o que considera "importante"...). E não é por uma questão ideológica do tipo blogar = movimento com certa dose de anarquia e liberdade que não se rende ao capitalismo selvagem, que alguns eventualmente defendem (nada contra também). Mas muito mais pela quantidade de anúncios inconsistentes e pela incapacidade de filtrar anúncios de natureza altamente conflitante com o conteúdo principal do blog, como um blog científico fazendo propaganda do "Sagrado Coração de Jesus" - ver comentário aqui - ou o blog científico/acadêmico do Osame, SEMCIÊNCIA (que por mais engraçado que seja, também é sério), fazendo propaganda de encomenda de monografias acadêmicas e... sem plágio diz o anúncio!!!). Acho que já comentei por aqui o absurdo que se chegou com esses negócios especializados em vender serviços de teses e monografia, trabalhos exigidos pela academia - normalmente para a conclusão do curso de graduação - que pretende capacitar o aluno no desafio e na aventura de se expressar e apresentar o "estado da arte" de um tema relacionado ao seu curso (que quase sempre é o próprio aluno que escolhe e que deveria ser estimulante para o mesmo, afinal foi ele que optou pelo ensino superior). É simplesmente degradante este cenário... pior ainda a contribuição de blogs científicos na propagação destes anúncios (que se não forem formalmente criminosos - os anúncios, não os blogs - devem estar próximos desta condição...) que sangram o esforço acadêmico e docente - isto sim, quase uma ideologia - de uma forma absolutamente trivial.
Por esta incoerência que beira o ridículo: nota Zero aos "Ads".
Observação: não é também incrível a ironia? O monografista profissional busca o recurso da ÉTICA para fazer sua propaganda: SEM PLÁGIO... será que a gente merece?!

16 comentários:

Osame Kinouchi disse...

Ana Claudia, realmente nao tinha notado, pedi a Dayana para resolver isso e fazer a filtragem.
Eu coloquei o Ads nao por interesse financeiro (nem sei como receber o dinheiro, ele é enviado pra nós????) mas sim porque, sendo da area de Inteligencia Artificial, me interessa ver o desempenho desses algoritmos tipo usados pela AMAZON que tentam parear A com B baseado na similariedade de A e B.

Agora, imagino que os Ads infelizmente vao conter tambem pecas anacronicas de religiao, dado que no meu blog eu discuto neuroteologia, ciberteologia e as relações entre teologia e politica no mundo atual...

via gene disse...

Olá Osame!

Obrigada pelo comentário!

Acho que faltou eu complementar no "post" que NÃO vejo como "incoerência de conteúdos" um blog de ciência postar sobre religião, ou discutir crenças e cérebro e evolução cultural e fisiológica, e etc., desde de que em sintonia com as posições pessoais (ateu, agnóstico, crente "a la carte", crente ferrenho, e todas as variações possíveis) e profissionais (cientista, filósofo, psicólogo, astrônomo, astrólogo e até... físico teórico :)) - permitidas todas as combinações entre estes dois conjuntos de "estados" - do blogueiro. O blog seria um instrumento de divulgação de conteúdos que serve como espelho onde o autor (ou o conjunto de autores) se reconhece, e os conteúdos postados são expressões autênticas e fiéis do blogueiro. Diferentemente, os anúncios ou "ads" podem ser "invasões" à identidade do blog/autor, até por que os tais mecanismos de "macth" de conteúdos "similares" (que eu também concordo que sejam operacionalmente fascinantes) ainda permitem estas distorções grosseiras (na Amazon as associações são bem mais acertadas com o usuário/freguês, o google uso o mesmo algoritmo nos "ads"?).

Enfim, vc usaria uma camiseta promocional do www.semplagio.com? O que sua turma de Estatística I ia pensar se te visse com uma? Alguma chance de alguém contratar esses serviços?

Se o google realmente remunera àqueles que incorporam ads ao site eu não sei (só sei que "Ads" são praticamente parte da "cultura" do movimento blog), mas mandei um e-mail para eles altertando sobre sites com posturas éticas duvidosas... vamos ver o que eles respondem...

Grande abraço!

ana cláudia

João Alexandrino disse...

Ana Claudia, gostei do post e do comentário também! Concordo que há que ser criterioso com inclusão de publicidade aleatória (comercial) em blogs que pretendem ser sérios. Pessoalmente, evito por razões estéticas, funcionais ("clogging" visual) e de princípio ético. Afinal, "não bastar apenas ser a mulher de César, há também que parecer sê-lo". Algo que muitos políticos ainda não perceberam!? Abraço.

via gene disse...

Olá João!

Obrigada pelo comentário. Ainda estou tentando descobrir o que significa "clogging" (blogando e aprendendo... :)). Esses ads do google estão cheios de anúncios de falsificadores de monografias e teses... incrível, só no blog do Osame me deparei com 3 sites diferentes (já "denunciei" dois deles para o próprio Google Ads... mas pelo jeito a coisa continua na mesma...). Ainda estou curiosa para saber se oferecer este tipo de serviço é "só" um crime contra a ética ou se perante a justiça também... será que isso existe nos EUA ou é só aqui no País da bananas?

Mas quero comentar outra coisa: foi ótima aquela citação que vc apresentou no blog do Marcelo Leite ("Perguntar não devia ser um problema, que responder o seja mais estranho me parece, debater ou não é o dilema, para quem de insegurança padece"), é de sua autoria? Ou de outro J.Alexandrino? Fiquei meio confusa mas curiosa, seja como for foi muito bem escolhida. Se bem que vc está querendo ver a blogsfera pegar fogo, não? :) Estou assistindo de camarote!
Grande abraço,
ana

Maria Guimarães disse...

ana e joão,
concordo!
neste caso "clogging", suponho, é poluição visual. certo?

João Alexandrino disse...

Ana Claudia, não me tome por incendiário, por favor, o que pretendo é o debate leal, frontal e intelectualmente honesto. Quanto ao pequeno verso, é da autoria de um heterónimo do Alexandrinho. POr sua vez, Alexandrinho é um heterónimo de mim próprio, podes ficar descansada. Só não sei como eles descobriram que eu tinha vidas paralelas! Abraços.

Osame Kinouchi disse...

Ok, voces venceram...
A Dayana nao descobriu como se filtra esses Ads, e eu nao descobri como funcionam os Ads afinal. Ok, eu nao contei, mas o dinheiro foi prometido para a Nice: ela faria a mamadeira do Rapha de manhã, minha antiga função, me liberando para blogar... ahahahahah.
Ok, a etica em primeiro lugar.
Deletando Ads agora...

via gene disse...

Olá Osame!
Desculpe se peguei no seu pé... mas o tal ad "sem-plágio" insistia em aparecer no seu site... desculpe também se agora você não vai mais enriquecer às custas do google e ainda vai ter que voltar à heróica missão das mamadeiras ao despertar do dia (sei bem o que é isso!)...

via gene disse...

Descobri que "clogging" é um tipo de sapateado... mas com a explicação da Maria (obrigada!), ficou tudo mais claro (menos a relação entre poluição visual e sapateado, nisso vou ter que consultar as minhas irmãs :))

via gene disse...

Alexadrino/nho
seja como for, um pouco de fogo sempre esquenta uma discussão :), acho saudável. Vida longa aos embates científicos, que sejam informativos, reveladores e inspirem o espírito crítico do cientista adormecido e o bom-senso e a coerência dos jornalistas de ciência.

João Alexandrino disse...

Ana Claudia, "clogging" também significa entupimento (ex: artérias -> "artery clogging" é muito usado!). Assim, entupimento dos canais de informação com lixo visual, impedindo que as mensagens-chave fluam devidamente.

Anônimo disse...

ana, eu já tinha ouvido "clog dancing" - o "clogging" que você encontrou vem daí. "clog" quer dizer tamanco, e o tal clog dancing acho que é uma modalidade celta de sapateado, algo assim.
a não ser confundido com outro clog, que é um entupimento.

via gene disse...

Pessoal! Obrigada pelos esclarecimentos! Como meu colesterol está OK, ainda não tinha me deparado com o termo "artery clogging" :)

Estou "postando" hoje mais um breve comentário sobre os Ads... incrível como o pessoal consegue ver "pitfalls" no sistema de Ads do Google, mas só para os anunciantes (!!) - bloggeiros que tentam fraudar o sistema em prol do $$ via "ads", sites desqualificados que "sujam" a imagem do "Ad", e coisas do gênero. Não há a menor menção ao efeito inverso: ads que poluem e agridem a imagem do blog... e a falta de ferramentas para que o bloggueiro possa gerenciar (se afinal quiser manter os "ads") a lsita de "ads" associada ao seu site...

Anônimo disse...

ANA,

este serviço de ghost writer, seja para livros ou monografias, teses ou o que seja, é ainda mais comum nos EUA. Também há muito na Europa. Países africanos também, mas muitos procuram estes serviços no Brasil ou Portugal. Não é coisa somente da "República das Bananas", como vc mencionou. Aliás, os norte-americanos são pioneiros nisso. Bobagem acreditar que neles encontraríamos mais seriedade. A visão que temos da "Bananas" nada mais é do que visão fabricada de fora para dentro, então me parece ingenuidade pensar que o "de fora" talvez seja melhor. Não que eu não saiba em que país vivemos, mas também sei como são os outros.

Até.

via gene disse...

anônimo!
Obrigada pelo comentário. E obrigada pelas informações "internacionais"... pensei que "lá fora" poderia haver mais controle, uma vez que eles (os EUA, por exemplo) são detentores da maior produção científica do mundo (= muita gente trabalhando sério + muito dinheiro), tal "tradição" poderia coibir a ação de aventureiros nas universidades e institutos de ensino. Pior ainda costatar que a coisa é tão disseminada... pobre da sociedade que contraí tal parasitas...
até, e obrigada pela contribuição
anac

Anônimo disse...

POR FAVOR ALGUEM ME AJUDE POR FAVOR EU NÃO SEI COMO DELETAR ESSAS PROPAGANDAS DA Ads by Google
ESSAS PROPAGANDO ENTRA NO SITE E NÃO TEM COMO DELETAR EU NÃO AUTORIZEI QUE COLOCASEM PROPAGANDA NO SITE QUE EU ENTRO O PIOR DE TUDO E QUE ENTRA PROPAGANDA NA PARTE ONDE ESCONDE O QUE EU ESCREVI EU GOSTARIA DE DELETAR MAS NÃO SEI COMO ALGUEM PODERIA ME AJUDAR POR FAVOR EU AGRADEÇO OBRIGADO TERESA