Reproduzo aqui uma mensagem que enviei a estudantes dos cursos de Ciências Biológicas que assistiram a minha última aula e tiveram uma breve apresentação sobre Mendel (o Pai da Genética), sob uma perspectiva... mas o interessante sobre essa história é que existem discussões atuais e bem fundamentadas sobre o que - afinal de contas - Mendel queria com as famosas ervilhas? E há versões diferentes... Além do comentário provocando os estudantes no sentido de promover a leitura de artigos científicos a respeito, indico aqui também um blog (História da Ciência) que traz uma apresentação bastante completa sobre o contexto social, cultural e histórico em que Mendel se inseria (leia aqui). A foto ilustra o botânico Karl Wilhelm von Nägeli que, de acordo com uma versão da história, foi responsável por induzir Mendel a estudar uma espécie de planta com um sistema reprodutivo extremamente complexo (e que não "obedecia" as Leis de Mendel).
Eis a mensagem:
"Pessoal,
Lembram-se da aula de hoje? Foi contada uma versão sobre a história de Mendel, sua investigação na busca da compreensão de padrões gerais de herança baseada na condução de experimentos com cruzamentos controlados e análise das classes fenotípicas e proporções fenotípicas recuperadas nas gerações F1, F2, etc.
Na aula foi apresentada uma versão dos fatos, normalmente a mais difundida e amplamente aceita. Mas comentei que há estudos que trazem uma interpretação diferente dos fatos, trazendo divergência e tornando esta história inconclusiva em vários aspectos importantes... o que faz com que a história da ciência e seus personagens sejam tão fascinantes quanto as próprias descobertas científicas e seus desdobramentos.
Indico aqui um artigo publicado no ano passado (outubro)*, na revista científica Journal of Heredity, que trata exatamente de um estudo que apresenta o "lado b" (usuários de MP3 e afins talvez não entendam a analogia...) ou seja, uma interpretação alternativa sobre onde Mendel realmente queria chegar com seus experimentos (baseando-se inclusive na análise da correspondência de Mendel a um botânico famoso da época chamado Nageli).
Especialmente interessantes são a Introdução do artigo e o texto do item "The Hieracium Enigma", recomendo aos mais curiosos esta leitura."
*devo ter me enganado com a data da publicação, pois a referência é deste ano (2009):
Journal of Heredity 2009:100(1):2–6.
Journal of Heredity 2009:100(1):2–6.
5 comentários:
vou olhar. bem legal isso de instigar os alunos a revisitar a história da ciência e refletir sobre ela!
É Maria, tomara que a iniciativa surta o efeito desejado! É impressionante como o contexto histórico pode ainda trazer novos elementos ou possibilitar novas interpretações dos mesmos fatos, gerando versões diferentes, às vezes opostas, sobre um mesmo acontecimento científico, principalmente envolvendo personalidades tão estudadas (celebridades!) como Mendel.
obrigada pelo comentário,
ana claudia
Olá Ana Claudia,
Que bom que você está postando de novo.
Deixo o recado aqui para lembrá-la que o convite para contribuir com a divulgação científica na UFSCar ainda está de pé.
Um abraço
Adilson
Olá Adilson!
Muito obrigada pela manutenção do convite e por não desistir de mim... :), neste segundo ano de casa espero poder reativar o "via". Você está fazendo um ótimo trabalho de Divulgação, de deixar a UFSCar orgulhosa, parabéns.
Grande abraço, ana claudia
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