segunda-feira, setembro 26, 2005

projeto genoma musical

O "Music Genome Project (MGP)", fundado por Tim Westergren e colaboradores em 6 de janeiro de 2000, desenvolve a idéia de criar um ambiente onde a essência musical de um indivíduo fosse captada (seria por aí a analogia genômica?) . Foram compiladas centenas de "genes" musicais (???) resultando num abrangente "Music Genome". Seria como se cada música carregasse uma identidade musical, algo além do que simplesmente o gênero muscial, uma combinação de atributos mais fundamentais como melodia, harmonia, ritmo, instrumentação, orquestração, arranjo, letra e canto (seriam estes os "genes"?). Nos últimos 5 anos esta iniciativa (MGP), ouviu mais de 10.000 músicas de diferentes artistas, analisando cada atributo individualmente, de modo a criar uma "extraordinária coleção de análises musicais" - segundo seus autores. A proposta é servir como guia pessoal para explorar seu universo musical preferido (mesmo que desconhecido para o próprio interessado) . Confira se seu genoma se identifica com a proposta em www.pandora.com (mais sobre o projeto aqui)

Essa nota (sem abusar do trocadilho musical) saiu semana passada na Folha (de São Paulo) Informática, e como é mais uma alusão ao termo genoma que foge do convencional, achei curioso incluir este comentário.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Ana!
Adapta-se então a explicar o virtuosismo de alguns músicos? Dado também que se eles não trabalharem duro 14 horas por dia desde a pequena infância não se tornarão virtuosos?
Como seria então o MG de um Villa-Lobos, do Rogério Duprat?
Abraços, Norma.

via gene disse...

Olá Norma!

Pois é... acho que esse "projeto genoma musical" investiga mais a diversidade dos gostos musicais dos ouvintes do que o mistério e o esforço que criam um artista... a alusão genômica fica mais por conta do "marketing" para o "teor" tecnológico e de inovação deste "indexador musical usuário-específico baseado em amostra única" (ou algo assim, na verdade não fiz nenhum "test-drive"...)
abraços,
ana

Unknown disse...

norma,
vc sabe como faco para utilizar o site pandora aqui do brasil??
pq eu so consegui usa-lo enquanto estava nos eua e quando voltei o site diz que o servico nao esta disponivel para o brasil...
obrigaado
fxguerreiro@hotmail.com