O "Music Genome Project (MGP)", fundado por Tim Westergren e colaboradores em 6 de janeiro de 2000, desenvolve a idéia de criar um ambiente onde a essência musical de um indivíduo fosse captada (seria por aí a analogia genômica?) . Foram compiladas centenas de "genes" musicais (???) resultando num abrangente "Music Genome". Seria como se cada música carregasse uma identidade musical, algo além do que simplesmente o gênero muscial, uma combinação de atributos mais fundamentais como melodia, harmonia, ritmo, instrumentação, orquestração, arranjo, letra e canto (seriam estes os "genes"?). Nos últimos 5 anos esta iniciativa (MGP), ouviu mais de 10.000 músicas de diferentes artistas, analisando cada atributo individualmente, de modo a criar uma "extraordinária coleção de análises musicais" - segundo seus autores. A proposta é servir como guia pessoal para explorar seu universo musical preferido (mesmo que desconhecido para o próprio interessado) . Confira se seu genoma se identifica com a proposta em www.pandora.com (mais sobre o projeto aqui)
Essa nota (sem abusar do trocadilho musical) saiu semana passada na Folha (de São Paulo) Informática, e como é mais uma alusão ao termo genoma que foge do convencional, achei curioso incluir este comentário.
Essa nota (sem abusar do trocadilho musical) saiu semana passada na Folha (de São Paulo) Informática, e como é mais uma alusão ao termo genoma que foge do convencional, achei curioso incluir este comentário.
3 comentários:
Oi Ana!
Adapta-se então a explicar o virtuosismo de alguns músicos? Dado também que se eles não trabalharem duro 14 horas por dia desde a pequena infância não se tornarão virtuosos?
Como seria então o MG de um Villa-Lobos, do Rogério Duprat?
Abraços, Norma.
Olá Norma!
Pois é... acho que esse "projeto genoma musical" investiga mais a diversidade dos gostos musicais dos ouvintes do que o mistério e o esforço que criam um artista... a alusão genômica fica mais por conta do "marketing" para o "teor" tecnológico e de inovação deste "indexador musical usuário-específico baseado em amostra única" (ou algo assim, na verdade não fiz nenhum "test-drive"...)
abraços,
ana
norma,
vc sabe como faco para utilizar o site pandora aqui do brasil??
pq eu so consegui usa-lo enquanto estava nos eua e quando voltei o site diz que o servico nao esta disponivel para o brasil...
obrigaado
fxguerreiro@hotmail.com
Postar um comentário