sábado, julho 08, 2006

efeito Marcelo Leite


Sem tempo para um "postar" um comentário apropriado ao acontecimento do mês (ou do ano?) no Via Gene: 160 acessos num dia ... mas também não poderia deixar de destacar o "efeito Marcelo Leite" no número de acessos ao Via Gene... se continuar assim, vou ter que mudar o nome para "Via Láctea" (desculpem o trocadilho infame), ou seja, se você está lendo isso, há uma grande chance de que tenha sido redirecionado a este site via o blog Ciência em Dia (ou seja... via Marcelo LEITE) que fez um comentário, nesta matéria, sobre um post do Via. Valeu a nota Dr. Leite!

10 comentários:

Osame Kinouchi disse...

Pois é, isso confirma minha tese de que um blog cientifico em jornal seria um catalizador para a blogosfera cientifica brasileira. Afinal, a essencia dos blogs é citar outros blogs, formando uma rede de reverberação. Talvez sem querer, Marcelo Leite é o verdadeiro catalizador da blogosfera científica brasileira. Um dia ainda faremos uma estátua para ele...

via gene disse...

será que vai rolar estátua...? Eu penso que essa é a vida do jornalista: procurar notícia, informar, se expor (quando decide expressar sua opinião ou uma interpretação pessoal), ajudar a formar opinião, polemizar, provocar (o ML é mestre nesse último quesito :)), entre outras coisas, sempre de forma a atrair o maior público possível (para vender jornal também, senão perde-se o emprego!) dentro de uma estrutura ética e profissional, claro. Por aí, até entendo que a Nature tenha discriminado os top5 blogs científicos de autores estritamente cientistas daqueles de autores com formação jornalística (estratégia questionada inclusive pelo Marcelo Leite no Ciência em Dia). O "cientista exposto" via blog ainda está na sua infância aqui no Brasil, diferentemente do jornalismo científico (feito por jornalistas), treinado (e porque não?) para vender jornal também. O que estou refletindo aqui é: será que blog científico (de cientista) vende jornal (pois é isso que interessa ao Estadão, Folha, etc)? Continuando a reflexão: aqueles 130 acessos a mais que o Via recebeu no dia em que apareceu no blog do ML "conquistaram" uma audiência cativa ou apenas uma curiosidade imediata e temporária? Sei que o comentário está ficando cada vez mais confuso conforme minha tentativa frustrada de expressar-me de forma mais clara... deve ser por isso que o Via ainda não tem muito público :) mas é algo como: o blog científico do ML é o mais "popular" porque ele está na UOL OU ele está na UOL porque o ML tem talento para "conquistar" leitores (seja para amá-lo ou odiá-lo, ossos do ofício) e "vender jornal"? Se o Via Gene ou o SemCiÊncia estivessem na UOL teríamos mais acessos ou estaríamos fadados à extinção devido a uma falta de "adaptação jornalística"? E eu NÃO SEI a resposta destas questões... só estou pensando nisso e na forma de estimular a divulgação de ciência... me parece que, havendo a ferramenta "blog" e uma comunidade crescente interessada em utilizá-la em prol da ciência, já temos campo fértil para inovar na comunicação do conhecimento e atrair nosso público cativo, que seja cada vez mais amplo. Ah sim, adorei a menção do Marcelo ao Via e a "overdose" de visitação (mas se ninguém volta nos dias subsequentes, isso significa o quê?! É no que tenho pensado...).
Putz, desculpe pela idéia meio atrapalhada... depois tento fazer um resumo mais claro...
abraços e obrigada pelo comentário,
ana claudia

Maria Guimarães disse...

é uma reflexão interessanet. o pico de visitas é uma coisa automática, as pessoas vêem o linque e vão olhar. agora, se voltam ou não depende em parte dessa capacidade de ganhar leitores - que no caso da internet tem que ser muito rápido.
é interessante ver se nos dias seguintes o público vai subir em relação a antes, ou não. depois você nos conta.
agora, a essência de blogues é citar outros blogues??? para mim é abrir o diálogo para além das fronteiras da especialidade (o que me faz pensar na coluna de hoje do marcelo leite). será que estou no lugar errado?

via gene disse...

Pois é Maria... tenho a impressão que já voltei a minha pequena média diária (pequena mas potencialmente significativa - isso existe em estatística, não é Osame?). Bem, há de se considerar também os "para-quedistas" que sempre rendem algumas visitas enquanto procuram algo sobre o "sagrado coração de jesus" (que mais uma vez redirecionou ao Via...), será que eles ficam muito decepcionados?
abraços,
ana claudia

Osame Kinouchi disse...

Eu recebi 860 visitas no efeito ML, mas nos dias seguintes as visitas cairam abaixo da média!!!
Ana, acho que blog cientifico jornalistico tem que ser feito por jornalista - Maria Guimaraes incluso. Porém, se o tal blog citar outros blogs, como é de praxe na blogosfera, ele injeta visitação na blogosfera cientifica inteira. Ou não?

Anônimo disse...

Bom vou postar pela primeira vez por que justamente posso exemplificar o que vcs estão falando ai.
Eu cheguei nesse blog via ciência em dia do marcelo e passei a conhecer os blogs do restante, osame, daniel e maria...acho muito interessante o que vc escrevem e por isso permaneço entrando todo dia, esperando os novos post...acho que é isso, eu sou um exemplo desses que entrou gostou (sem duplo sentido ok)e repetiu a visita nos dias subsequentes...
Abraços a todos vcs!!
P.S.: vcs poderiam se juntar e fazer um blog só.

via gene disse...

Osame,

Sim, concordo que "se o tal blog citar outros blogs, como é de praxe na blogosfera, ele injeta visitação na blogosfera cientifica inteira", mas seria legal - até para validar o "Blog" como ferramenta de divulgação científica séria (na medida do possível :)) - que blogs científicos (não necessariamente jornalísticos) conquistassem uma esfera mais ampla de público cativo (como o Dr. ML conquistou), valendo-se de sua própria força de expressão. Não estou de forma alguma menosprezando o impacto de ter o nome vinculado na mídia jornalística para atrair público (tanto que assinei embaixo da sua idéia e quase escrevi um comentário com o título "Eu amo o ML", no Ciência em Dia, no dia das 160 visitas :)), mas pensando em como mantê-lo e qual sua motivação...
abraços,
ana claudia

via gene disse...

Olá Almir,

Obrigada pelo histórico do seu "ingresso" nos nossos "blogs" científicos e pelo testemunho que reforça o fato do "blog" do ML ser uma Referência na área. Há uma idéia de "superblog" circulando... e acredito que haverá uma experiência em breve no sentido de uma maior integração, haja visto que o principal já ocorreu: contato entre pessoas curiosas e motivadas e disposição para divulgar ciência de forma integrada. Obrigada pelo estímulo! Outra idéia nesta linha eu comentei em outra janela de "comments", mas reproduzo a seguir:

"…enquanto o tal “super-blog” não é uma realidade, poderíamos combinar alguns “dias temáticos”, tipo assim: a gente elege um tema (“fuga de cérebros” por exemplo) e cada um “viagene”, “semciência”, “ciência&idéias”, “its equal but…”, “gluon”, “pordentrodaciência”, etc) publica um “post-livre” sobre o assunto (experiência própria, opinião, entrevista, perspectiva, prós e contras (estilo SIM e NÃO - da Folha de SP), crítica de algum artigo/opinião, etc.). Parecido com seus fóruns (era em referência ao Osame), mas um formato diferente: poderia ser 1 tema por semana ou a cada 15 dias (de quarta-feira, por ser o dia de maior acessos de blogs/internet). Imagino que isso seria uma inovação (eu acho, se bem que já devem ter feito de tudo em termos de internet e blog…) e ao mesmo tempo uma maneira de aproximar nossos blogs de ciências elegendo um dia-temático. Isso poderia ser uma experiência para vermos se há interesse em promover essa “integração” e nos reconhecermos como pares neste processo de divulgar ciência, para nós mesmos e para o público que acessa estes sites. Bem, talvez eu devesse elaborar isso um pouco melhor, mas é só uma idéia pré-superblog que não vejo maiores dificuldades para testar… Vou fazer um pequeno “spam” desta idéia em alguns sites de ciência citados, via comentários, e ver se a gera alguma discussão. Então não se espantem de ver este texto “espalhado” por aí…”.
É isso aí!
abraços,
ana claudia

Maria Guimarães disse...

oi ana,
o "ciência em dia" anda meio paradão, marcelo leite em manaus. suponho que seja por isso que hoje, pela primeira vez, ele não é quem mais manda gente pro "ciência e idéias" - hoje foi o "via gene"! fica aqui o agradecimento.
beijo,
maria.

via gene disse...

Olá Maria!

Esta foi uma notícia "chocante!!" Fico contente de poder contribuir e ver que o Ciência e Idéias está cada vez mais ativo, com ótimas "postagens" e ampliando seu número de visitantes e, assim, o debate de temas científicos, pertinentes ou curiosos!

É isso aí!

ana claudia