segunda-feira, julho 10, 2006

o melhor da copa 2006



http://www.stoo.cc/images/SAimages/6561zidane.gif

Veja no "link" acima a última cena da Copa do Mundo de 2006 que provavelmente ficará na memória de muitos (desculpem-me, mas não sei como incluir a animação diretamente na página... espero que o "link" sirva...). Bem, que dizem que o homem é um excelente cabeceador... No contexto evolutivo, Zidane parece estar meio distante dos primatas... quem sabe houve alguma hibridação, numa linhagem ancestral, com Ruminantia: Caprinae? Será que ele ficou "de bode" com a expulsão e por isso não foi receber a medalha? O que será que o italiano disse que despertou tal ira? E a tradução labial, cadê?! Provavelmente deve ser algo impublicável, mesmo para um "blog"...

14 comentários:

Osame Kinouchi disse...

Mas como nao te coloquei na lista?
Olhe lá de novo!
Ok, lousa tipo Animal Farm nao vale...

Maria Guimarães disse...

ontem me disseram que só bandido briga com cabeçada.
mas lamentável que seja, não me conformo que o italiano saia de campo com o título de "o bonzinho". é comum em jogos de futebol etc. e tal, sei muito bem - mas às vezes acho que agressões verbais são tão graves (ou mais) do que as físicas. não sei se tem algum estudo sobre o assunto, mas assim mesmo no escuro sou capaz de apostar que as agressões físicas cicatrizam mais depressa.
então sem julgar nem aprovar o zidane, deixo aqui o meu protestinho.

Maria Guimarães disse...

ana,
a gabriela deixou uma resposta à tua pergunta, lá no ciência e idéias.
beijo, maria.

via gene disse...

Olá Osame,

Obrigada pela correção! Mas o que é mesmo Animal Farm? Estou por fora...
Outra coisa: enquanto o tal "super-blog" não é uma realidade, poderíamos combinar alguns "dias temáticos", tipo assim: a gente elege um tema ("fuga de cérebros" por exemplo) e cada um ("viagene", "semciência", "ciência&idéias", "its equal but...", "gluon", "pordentrodaciência", etc) publica um "post-livre" sobre o assunto (experiência própria, opinião, entrevista, perspectiva, prós e contras (estilo SIM e NÃO - da Folha de SP), crítica de algum artigo/opinião, etc.). Parecido com seus fóruns, mas um formato diferente: poderia ser 1 tema por semana ou a cada 15 dias (de quarta-feira, por ser o dia de maior acessos de blogs/internet). Imagino que isso seria uma inovação (eu acho, se bem que já devem ter feito de tudo em termos de internet e blog...) e ao mesmo tempo uma maneira de aproximar nossos blogs de ciências elegendo um dia-temático. Isso poderia ser uma experiência para vermos se há interesse em promover essa "integração" e nos reconhecermos como pares neste processo de divulgar ciência, para nós mesmos e para o público que acessa estes sites. Bem, talvez eu devesse elaborar isso um pouco melhor, mas é só uma idéia pré-superblog que não vejo maiores dificuldades para testar...
Vou fazer um pequeno "spam" desta idéia em alguns sites de ciência citados, via comentários, e ver se a gera alguma discussão. Então não se espantem de ver este texto "espalhado" por aí...

Maria: concordo com vc. A primeira coisa que pensei foi que esse italiano devia ser meio covarde e apelou para a "ignorância" verbal. Não o vejo como "bonzinho" de jeito nenhum e ainda acho que isso sujou mais a imagem da Itália do que da França (para mim), poderiam ter ganho se ter que recorrer a esse tipo de recurso baixo. Sei que na mídia (e na história?) fica a imagem da violência do Mr. Z., mas eu fico aqui pensando que nisso, a Itália e a Argentina (não podeia deixar passar) são parecidos: provocam o adversário usando todo tipo de artilharia. os novos campeões mundiais podiam passar sem essa... (mas também não se pode esquecer que Mr. Z ficou de fora de um jogo da Copa por possuir 2 cartões amarelos, logo, santo ele não é!).

Ah é: já comentei a resposta da Gabriela, valeu a dica!


abraços, anac

Silvia Cléa disse...

OI, Ana, Maria e Osame!

Apareci por aqui, para dar o meu "pitáculo", por indicação da Maria...;)))
Bem, vamos por partes, como diria Chico Picadinho...(piada de legistas...sorry!)
Em uma coisa vcs todos estão completamente enganados: aquilo lá é futebol profissional! Por um grande acaso, algum de vcs já foi atleta na vida? Já vestiu a camisa de algum time e saiu por aí, defendendo, com "unhas e dentes" esse tal time???
Não pensem vcs que uma "simples" assinatura em um documento, quer dizer que, em campo, o tal fair play vai ser seguido...aliás, duvido muito que será sequer lembrado!
As coisas entre as 4 linhas são muuuuuuuuuito diferentes, acreditem. Só quem viveu sabe. E não conta. Nem sob tortura. É uma espécie de pacto silencioso. Não é preciso nem juramento de sangue prévio: vc entra no jogo, já sabendo as regras. "Em Roma, como os romanos". Se não se adapta, está fora. E ponto final.
Dito isso, Zizoux não era nenhum principiante, muito pelo contrário. Logo, sabia muito bem todo o tipo de jogo que enfrentaria. Não podia e não devia ter feito o que fez.
Mas pagou! Com a expulsão? Não. Vendo o seu time ser vice. Essa foi a penalidade que carregará pelo resto de sua vida, por um ato desmesurado.
Leva o de melhor jogador...de "consolação" por ter sido vítima de um provável pseudo-racismo, quem sabe...daqui a alguns dias ele falará. Se será a versão verdadeira, nunca saberemos...

Maria Guimarães disse...

ana, achei interessante a idéia das discussões temáticas.

Maria Guimarães disse...

silvia, entendo o seu ponto de vista e sei que você entende muito mais do que eu do assunto!
mas mesmo assim não consigo me conformar com a idéia de que as punições por quebra de fair play se apliquem só a agressões físicas. elas fazem parte do jogo tanto quanto as agressões verbais, e ambas deveriam ser contidas para o jogo não descambar para batalha.

Silvia Cléa disse...

Oi, Maria!

Eu não disse o contrário em momento nenhum de minha argumentação...
Mas me diga uma coisinha: o que vc achou da declaração sobre as ofensas ouvidas por ele, a respeito de seus familares, a saber, mãe e irmã? Em tempo, previamente negadas pelo italiano?
Não disse que seria algo "pífio"...

Maria Guimarães disse...

é...
acho que ele deve ter decidido que não ia terminar a carreira levando desaforo pra casa. cada um escolhe o troféu que quer, né?
vocês viram que na semana que vem estão os dois convocados a prestar esclarecimentos à fifa?

via gene disse...

Eu imagino a tensão vivida pelo atleta (coisa que nunca fui) em eventos de competição extrema e, como a Sílvia disse, ninguém ali é ingênuo ou novato... mas como disse a Maria, já que existe essa fantasia (da mídia) de todos pelo "fair play" - contribuindo para o Zidane figurar de vilão - que se exija "fair words" e se repudie a ofensa verbal também. A repercussão sobre o Zidane deve-se a ele ter assumido uma imagem de "embaixador da França de chuteiras" (e ai do embaixador que faz travessuras!), enquanto o italiano não "carregava" maiores expectativas ou credenciais de comportamento exemplar, saindo-se bem tanto na figura de "bad boy boca-suja" ou de vítima da impulsividade alheia e injusta.
E esses esclarecimentos à Fifa podem ter alguma consequência mais significativa? Duvido...
abraços,
anac

Anônimo disse...

Oi Ana!
Li num jornal aqui (coisa rara em se tratando de "soccer"!) que o Meterazzi foi entrevistado e perguntaram se ele tinha dito que o Zidane era um terrorista. A resposta foi mais ou menos assim: eu sou um ignorante, não sei o que significa a palavra terrorista!
Ahã, tá bom! Depois, em um outro lugar (acho que na Folha) li que o italiano tem uma péssima reputação qdo se trata de comportamento em campo. Bom, e ainda parece que o Materazzi deu uma beliscadinha no mamilo do Zidane!
No final das contas, não estou defendendo nem Zidane nem Materazzi, pois como dizia o meu pai, quem agride fisicamente sempre perde a razão (mesmo que isso fosse só para conter as brigas entre irmãos lá em casa!).
Mas estou 100% com vc no fair-words!
Grande beijo!

PS: Será que não te encontro no BR?

Silvia Cléa disse...

OI, pessoal!

Pelo visto, somos unânimes em uma coisa: nada de agressividades, sejam elas de que maneiras forem, não é?
bjos

via gene disse...

a quem interessar possa:
ver mais sobre este tema no blog Ciência e Idéias (http://www.cienciaeideias.blogspot.com) na matéria "A cabeçada de um génio" e lista de comentários!
ana

via gene disse...

Ou diretamente neste link:

http://cienciaeideias.blogspot.com/2006/07/cabeada-de-um-gnio.html